Esta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 18h00, terá lugar no auditório do Crédito Agrícola do Noroeste uma palestra subordinada ao tema “Bitcoin e a Banca – Uma Perspetiva da Escola Austríaca”.
A iniciativa vai contar com a participação do conferencista Dr. Carlos Novais Gonçalves, licenciado em Gestão pela Universidade Católica e autor das obras “Manifesto Anti-Keynes – Uma Perspetiva da Escola Austríaca” e “Bitcoin e Blockchain – Introdução em 10 passos”. Esta será uma palestra dirigida à comunidade em geral e com entrada livre.
O que é o bitcoin? O que é o Blockchain? Serão algumas das questões abordadas durante esta sessão.
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, sendo uma forma de dinheiro eletrônico. Inicialmente apresentada em 2008 na lista de discussão The Cryptography Mailing por um programador ou grupo de programadores sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, constituindo um sistema econômico alternativo, e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.
O Bitcoin permite transações financeiras sem intermediários, mas verificadas por todos usuários da rede, que são gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain, uma rede descentralizada, isto é, uma estrutura sem uma entidade administradora central, o que torna inviável qualquer autoridade financeira ou governamental manipular a emissão e o valor da criptomoeda ou induzir a inflação com a produção de mais dinheiro. No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demanda influenciam na oscilação de seu valor no mercado de câmbio, sendo definido livremente durante as 24 horas do dia.
No âmbito financeiro e contabilístico internacional, semelhante ao ouro, o Bitcoin pode ser enquadrado em alguns termos: ativo especulativo (bem material), dinheiro commodity (mercadoria), unidade de conta (bem de troca) – por ser empregado como meio de troca e por possuir uma escassez relativa além de cotação própria – que agregada a abreviatura XBT tenta enquadrar-se na ISO 4217, código que representa moedas correntes.
Com esta iniciativa, o Crédito Agrícola visa proporcionar à população a possibilidade de participar em iniciativas de cariz cultural e de interesse para toda a comunidade, abordando um tema da atualidade.