A equipa júnior da Academia Joaquim AgostinhoUDO estreou-se, no último sábado, no 53º Circuito do Guadiana, prova com início e final em Don Benito, localidade da província espanhola de Badajoz. Os ciclistas “torrienses” enfrentaram os melhores atletas espanhóis da categoria em duas voltas ao percurso num total e 88 quilómetros.
Daniel Gonçalves, que fez a sua primeira prova enquanto júnior, considerou que “a este nível anda-se muito rápido, a colocação e concentração é fundamental”.
“A margem de erro é muito reduzida, mas o trabalho está a ser bem feito”, disse o atleta, confessando que sai “motivado para continuar a trabalhar e no futuro poder ombrear com os melhores e servir a equipa o melhor possível”.
A corrida manteve-se agitada de início ao fim e os primeiros quilómetros começaram com o debutante Daniel Gonçalves a tomar a iniciativa numa fuga a solo que se viria a manter apenas por cinco quilómetros.
A primeira das duas grandes dificuldades do dia estava instalada ao quilómetro vinte e dois, onde os atletas tinham pela frente a carismática subida ao Alto de Magacela. Foi precisamente antes desta zona que todas as aspirações da equipa caíram literalmente por terra, ao ficarem envolvidos numa queda que vitimou quatro elementos e deixaram os restantes muito mal colocados e longe da discussão da corrida.
Assim, André Silva em 58º, Henrique Frois 68º, Daniel Fortes 71º, Daniel Gonçalves 78º e Duarte Bento em 85º chegaram á meta envolvidos num segundo grupo, a 1 minuto e 56 segundos do vencedor, o espanhol Juan Rosal da Kometa Cycling Team.