Na passada sexta-feira, dia 15 de fevereiro, o pai do famoso cantor popular, Quim Barreiros, completou 100 anos de vida. A festa de aniversario de Joaquim Barreiros, preparada pela família, foi de arromba com centenas de populares a felicitarem o aniversariante.
A festa começou com um almoço restrito para familiares, mas rapidamente se estendeu às principais ruas de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha. A Praça da República, onde nasceu o cantor e onde o pai ainda vive, foi o centro principal da festa. Foi oferecido porco no espeto e cerveja a todos os presentes, e na Igreja da Senhora da Bonança celebrada uma missa por D. Anacleto Oliveira, bispo da diocese de Viana do Castelo.
Pela noite dentro, e sempre com a presença do aniversariante, Quim Barreiros juntou mais de 500 pessoas na Quinta do Cruzeiro, para um jantar que contou com a presença de 100 tocadores de concertina e onde foi exibido um documentário projetado em ecrã gigante com a vida de Joaquim. O salão iluminou-se por dezenas de velas brancas e o exterior por várias seções de fogo de artificio.
Já perto da meia-noite, os “Parabéns a Você” foram cantados em coro por todos os presentes de pé, acompanhados pela banda de Quim Barreiros que presenteou as centenas de pessoas com um mini concerto. Joaquim soprou as velas colocadas num bolo enfeitado com um acordeão, o seu instrumento preferido.
Durante a noite, Joaquim Barreiros foi desafiado a tocar e não desiludiu. Deslocou-se ao palco, pegou no acordeão e “cá vai disto”. Uns tangos e umas valsas para animar o pessoal.
Joaquim Barreiros, nasceu em São Paulo no Brasil e aos oito anos, após a morte do pai, imigrou com a mãe e os irmãos para Portugal. Durante a adolescência trabalhou na sua oficina de bicicletas, que ainda hoje existe e à noite percorria Portugal com o Conjunto Alegria, um dos mais famosos da altura, para animar bailes e romarias.