Um homem de 50 anos ficou em estado considerado grave, pela médica do INEM presente nas operações de resgate, após ter caído ao princípio da manhã desta quarta-feira a um poço, com cerca de 10 metros de profundidade, localizado, em Valença do Minho, na Avenida de Espanha, na União de Freguesias Cristelo Covo e Arão.
Segundo, Filipe Moreira, 2º Comandante dos Bombeiros de Valença, o alerta foi dado à corporação às 8h50. “Quando chegamos ao local tivemos que procurar pelo homem, já que os colegas de trabalho não tinham dado conta do seu desaparecimento”, explicou à rádio Geice.
Localizado o Poço, com cerca de “10 metros de profundidade, iniciaram-se de imediato as manobras de resgate”, adiantou Filipe Moreira, acrescentando que “o homem foi localizado a cerca de 7 a 8 metros de profundidade”, conseguindo evitar o contacto com a agua.
Segundo o responsável pelas operações no local, “o homem encontravas-se consciente e deverá ter sido ele a dar o alerta ao 112”.
Nesta operação de resgate, estiveram um total de 21 operacionais auxiliados por nove viaturas. 8 operacionais com três viaturas dos bombeiros de Valença, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo, e a ambulância SIV, Suporte Imediato de Vida de Valença.
Ao local ocorreram, ainda, três patrulhas da GNR, Valença, Monção e Vila Nova de Cerveira e o Coordenador Municipal da Proteção Civil.
A vítima, que estava a realizar trabalhos de limpeza da via férrea e que se terá ausentado por instantes, foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo. Desconhecem-se para já as causas deste acidente.