Num jogo extraordinário de hóquei em patins disputado no sábado em Monserrate, a Juventude Viana empatou (4-4) no derby do Minho frente ao OC Barcelos, partida referente à 18ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins, que terminou com a intervenção da PSP.
O jogo começou de forma tímida com as duas equipas encaixadas uma na outra, mas o golo madrugador de Gonçalo Meira aos 4 minutos desbloqueou a partida (0-1).
A resposta da Juventude Viana chegou ao 14 minutos por Gustavo Lima que fez uma pequena maldade a Ricardo Silva, o homem do jogo, empatando (1-1) o desafio com um golo monumental. Francisco Silva, aos 19` fez a remontada (2-1), segundos depois de Luís Viana ter falhado um livre direto.
O “Zorro” redimiu-se pouco depois e ampliou a vantagem (3-1) para os donos da casa. Com um ambiente fantástico em Monserrate, com muitos adeptos das duas equipas, o jogo continuava a um ritmo alucinante e Alvarinho reduziu (3-2) para o Barcelos a cinco minutos do descanso.
Na segunda parte o jogo continuou intenso com as duas equipas a procurar sempre a baliza e com as oportunidades a surgiam de parte a parte. A Juventude Viana criou muitas situações de golo, só que encontrou pela frente um inspirado Ricardo Silva, que acabou por ser decisivo para que a turma de Barcelos.
Nos cinco minutos iniciais do segundo tempo, Hugo Costa empatou (3-3) para os forasteiros e aos 12′ Rúben Sousa de livre direto deu nova vantagem no marcador ao OC Barcelos (3-4).
Aos 14 minutos, de grande penalidade, Remi Herman acertou na barra e na sequência da jogada a dupla de arbitragem voltou a assinalar penalti que Luís Viana converteu em golo, repondo a igualdade (4-4).
Com nova oportunidade para chegar à vantagem, Jorge Correia, a pouco mais de dois minutos do final, defendeu um livre direto a Rúben Sousa, evitando que o Barcelos chegasse a nova vantagem .
Com a Juventude Viana por cima no jogo, Ricardo Silva, que já vestiu a camisola dos vianenses, continuou a fechar a baliza dos barcelenses. A um minuto do fim defendeu um livre direto a Francisco Silva e a 38 segundos parou a Luís Viana novo livre direto.
Ricardo Silva, um dos melhores guarda redes nacionais, foi um autentico muro na baliza barcelense, salvando o OC Barcelos de perder em Monserrate.
No final do encontro foram expulsos com cartão vermelho direto, Luís Salgueiro (mecânico) e João Almeida (atleta) por comportamento anti desportivo para com os muitos adeptos que encheram o Pavilhão de Monserrate. As atitudes, lamentáveis, praticadas pelos elementos do OC Barcelos incendiaram o ambiente no pavilhão, obrigando a PSP a intervir de forma rápida. A pronta intervenção dos agentes da autoridade resolveu um problema que poderia ter sido bem mais grave.
Com este empate a Juventude Viana subiu ao 6º lugar com 21 pontos.
Resultados da 18ª jornada:
Oeiras – Riba d´Ave, 4-3
Benfica – HC Braga, 6-2
Paço de Arcos – Marinhense, 7-5
Turquel – Valongo, 6-4
Juventude Viana – OC Barcelos, 4-4
Este domingo:
Sp. Tomar – FC Porto (17h00)
UD Oliveirense – Sporting (17h30)