FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

04 Fev 2019

Livro e exposição assinalam 21 anos da chegada do Gil Eannes a Viana do Castelo

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi lançado um livro e inaugurada uma exposição, no âmbito das comemorações da chegada, há 21 anos, do navio Gil Eannes a Viana do Castelo. […]

Foi lançado um livro e inaugurada uma exposição, no âmbito das comemorações da chegada, há 21 anos, do navio Gil Eannes a Viana do Castelo.

A sessão solene comemorativa aconteceu a bordo do navio Gil Eannes, seguida da apresentação do livro “A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios: Os Navios – motor da Pesca à Linha, Tomo III”, de João David Batel Marques. De seguida, na Sala José Hermano Saraiva, foi inaugurada a exposição “Campanha São Ruy 1952”. A sessão contou ainda com a exibição do documentário inédito do vianense Capitão João Araújo, “Campanha do São Ruy de 1952“.

O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. A 31 de janeiro de 1998 foi recebido festivamente na Foz do Lima onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.

O navio-museu está prestes a atingir 1 milhão de visitantes, desde que foi recuperado para assumir funções museológicas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts