O Município de Vila Nova de Cerveira acaba de ver consignada uma verba superior a 1,4 milhões de euros para a 2ª fase da requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira.
Num investimento municipal de cerca de 400 mil euros (dos quais 108 mil euros do PDCT original), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu, no passado verão, a uma intervenção naquele estabelecimento de ensino, incidindo sobre a remoção do revestimento da cobertura em fibrocimento do pavilhão gimnodesportivo, a reformulação dos balneários do campo de jogos, a construção da nova portaria na entrada sul, e a melhoria das condições de conforto térmico do edifício existente, através da implementação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior.
Contudo, e de acordo com as necessidades identificadas pela autarquia e as informações da Direção Regional de Educação do Norte expressas no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Norte 2020, a presente requalificação tinha de ser mais profunda, implicando um investimento substancialmente superior ao já aplicado.
Com o projeto concluído, e após celebração do protocolo com o Ministério da Educação, Tiago Brandão Rodrigues , e respetiva abertura de concurso público, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai dinamizar um conjunto de reuniões com os professores, alunos, encarregados de educação e demais comunidade para apresentar mais pormenorizadamente a intervenção em causa. A previsão é de que o início dos trabalhos desta 2ª fase possa acontecer no presente ano.