Apesar de a Nossa Senhora do Amparo não ser a padroeira de Cardielos, é a ela que a Paróquia dedica a festa maior que decorre no terceiro fim de semana de Maio. Este ano decorre de 16 a 19 de Maio, organizada pelos lugares de Outeiros e Ponte, e já foi desvendado o cartaz que é um hino à tradição das bordadeiras e bordados de Cardielos.
No domingo, em S. Silvestre, perto de três centenas de pessoas presenciaram o momento em que foi desvendado o cartaz das festas, da autoria de Sérgio Moreira e Sílvia Moreira.
A tradição desta terra da Ribeira Lima é o bordado tradicional, que já remonta a 1917 com os ateliers de ensino e venda de bordados. É um pouco desse uso e costume que está explícito neste cartaz.
À luz da candeia, quatro jovens raparigas fazem o trabalho da noite. Junto à lareira que afaga a noite fria de inverno, bordam, tecem e colocam as conversas em dia, enquanto lhes é servido o café que as mantêm despertas para o serão. A atmosfera irradia a alegria própria da juventude enquanto o lume crepita. É, ou era, o serão na aldeia.
Fotos: Sérgio Moreira