FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

08 Mar 2019

Mais de 900 alunos do Alto Minho vão participar na “guerrilha antiplástico”

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 900 alunos de concelhos do Alto Minho aceitaram o desafio do grupo de teatro Krisálida e vão participar na ‘guerrilha antiplástico’ com trabalhos […]

Mais de 900 alunos de concelhos do Alto Minho aceitaram o desafio do grupo de teatro Krisálida e vão participar na ‘guerrilha antiplástico’ com trabalhos como esculturas ou peças de roupa preparadas com plástico.
Para este projeto, que envolve, nas várias categorias, alunos do pré-escolar ao ensino superior, já se inscreveram nos últimos dias 36 turmas de 10 escolas de Caminha, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo, sendo que o prazo de inscrição foi alargado e só termina a 22 de fevereiro.

Todos os trabalhos preparados pelos mais de 900 alunos envolvidos devem estar concluídos até ao dia 05 de abril e vão dar origem a uma exposição itinerante que passará por todos os concelhos do Alto Minho no final deste ano letivo e no próximo também.
“Esta adesão das escolas e dos alunos, em tão pouco tempo, foi surpreendente e demonstra a sensibilidade que começa a existir para este tema e para a necessidade de fazermos algo, de mudarmos alguma coisa, antes que seja tarde”, explica Carla Magalhães, diretora artística da Krisálida, assumindo que este é um papel social que a companhia não pretende descartar.

O pacote educacional “Eu sei! Eu Sinto! Eu Atuo!” é uma das componentes do projeto OPER(A)ÇÃO PLASTIKUS, que está a ser desenvolvido pelo grupo de teatro Krisálida, com sede em Caminha, que, com pouco mais de quatro anos de atividade recebeu um apoio da Direção- Geral das Artes para ‘utilizar’ o palco, e não só, para abordar um dos maiores problemas da humanidade, prometendo uma ‘guerrilha antiplástico’.

“A cada dia que passa envolvemos cada vez mais pessoas, mais agentes de educação, mais jovens e mais crianças neste projeto e sabemos que precisamos de várias gerações para ultrapassar as consequências do uso que hoje estamos a dar aos plásticos. Este é o nosso contributo”, sublinhou ainda a responsável pela companhia de teatro.

Este pacote educacional, uma das várias acções da Krisálida neste âmbito e que se junta, entre outros à confeção de marionetas através de plástico recolhido nas praias da região, pretende informar e sensibilizar professores, alunos e população em geral para agirem no combate ao lixo na costa do Alto Minho. Envolve debates, criação de vídeos, de objetos artísticos e exposições, tudo a partir do tema plástico.

Carla Magalhães explica que se pretende que este pacote de medidas sirva para tornar o plano da companhia “viral”, no sentido em que todos alunos, pais ou professores podem contribuir para uma mudança de atitudes, criando os seus próprios desafios ambientais.
O desafio às escolas e aos alunos consiste na criação de objetos artísticos a partir de plástico, para promover a reciclagem destes materiais, bem como a elaboração de cartazes de sensibilização.

No caso das escolas do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico e secundárias é acrescentado o desafio de os alunos desenvolverem uma reportagem fotográfica sobre a temática da poluição do oceano com plásticos, além de vídeos sobre o tema.
Aos alunos das escolas superiores do distrito, o repto é reforçado com o objetivo da criação, também, de obras de arte com recurso a plástico recolhido nas águas da região.

A Krisálida, Associação Cultural do Alto Minho é uma companhia profissional de teatro com sede em Caminha, Viana do Castelo, criada em outubro de 2014, que desenvolve uma atividade cujo principal objetivo consiste na captação de públicos, assente numa estreita relação com as comunidades locais procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts