O ministro da Educação, Desporto e Juventude, Tiago Brandão Rodrigues disse hoje que o Sport Clube Vianense “não é um clube qualquer, é o clube bandeira, o porta-estandarte do Alto Minho”.
O governante, que falava durante cerimónia solene comemorativa dos 121 anos do clube veio a Viana do Castelo para “homenagear” um clube de que se declarou “amante” e que “observa atentamente”.
“Sigo o que fazem todos os fins de semana. Também estou atento às dificuldades que o clube atravessa”, adiantou.
Tiago Brandão Rodrigues recebeu das mãos do presidente do Sport Clube Vianense o cartão de sócio número 1.757 e não escondeu a felicidade.
“Já vou feliz. Só têm de me dizer como posso pagar as cotas”, disse Tiago Brandão Rodrigues que guardou o cartão no bolso da camisa, dizendo: “Vai aqui perto do coração”.
A inscrição de Tiago Brandão Rodrigues como sócio do clube, decidida em reunião da direção, surpreendeu o ministro, que minutos antes, quando discursava na sessão solene, na sede do Vianense, tinha anunciado que iria preencher a ficha de sócio de um clube que “respeita pela história e por tudo o que tem feito pelo desporto”.
O presidente do Sport Clube Vianense, Rui Pedro Silva relembrou as situações complicadas que têm marcado os últimos anos, disse que o clube vive momentos de “algum adormecimento por força do desgaste dessas situações” e reforçou a necessidade de dar continuidade ao esforço de “credibilização” da coletividade.
Rui Pedro Silva disse serem necessários vários “cliks” para acordar o Vianense, apontando o caso da certificação da Academia, processo em curso, despoletado pela Federação Portuguesa de Futebol, em que o clube se “assume como formador de atletas de futebol, a sua modalidade de eleição.
Numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, do vereador do Desporto, Vítor Lemos e dos vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre, o presidente do Vianense pediu o apoio da autarquia para a requalificação das instalações desportivas e alertou o ministro da Educação para as “enormes responsabilidades com que são confrontados, hoje, os dirigentes amadores”.
O presidente da Câmara referiu que o executivo municipal tem dado o seu “contributo” para ajudar a ultrapassar as dificuldades do clube, “tal como o faz com as outras associações e coletividades do concelho”.
Lembrou, entre outros, o apoio à formação dos jovens, por considerar que o desporto “é uma escola de cidadania e de valores”.
“Nunca chorámos o dinheiro que investimos neste modelo de cidadania”, frisou, garantindo que o Vianense “pode sempre contar” com o município.
José Maria Costa adiantou que a Câmara irá investir 150 mil euros na requalificação da sede da rua Manuel Espregueira, que a autarquia comprou, e na melhoria das instalações desportivas para dar “boas condições” aos jovens.
Fotos: Keyframe