FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

22 Mar 2019

Quartel dos Bombeiros Municipais de Viana alvo de requalificação de 300 mil euros

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo vai ser alvo, este ano, de obras de requalificação orçadas em 300 mil euros. O anúncio […]

O quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo vai ser alvo, este ano, de obras de requalificação orçadas em 300 mil euros. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara na sessão solene comemorativa dos 239 anos da corporação. José Maria Costa revelou ainda que o edifício será ampliado em 2020.

Segundo José Maria Costa, a requalificação a realizar este ano prevê, entre outros trabalhos, a “substituição das coberturas do edifício”.

Quanto às obras de ampliação do quartel, José Maria Costa adiantou que avançarão no próximo ano, justificando que o quartel, com 20 anos, “já não corresponde às realidades atuais”.

“Há necessidade áreas de formação, de um núcleo museológico para preservar o espólio da corporação”, disse, acrescentando que a segunda fase do quartel prevê a criação de “uma nova área operacional e sala de operações e emergência”.

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Na cerimónia, José Maria Costa anunciou ainda o arranque, no concelho, do programa ‘Aldeia Segura, Pessoas Seguras’ que o Governo lançou em 2018.

O autarca referiu que o concelho “tem identificados sete lugares ou freguesias com índice de perigosidade mais elevado” de incêndios florestais e que “nesses lugares ou freguesias vão ser criados locais de abrigo a utilizar pelas populações em situações de emergência”.

“Dois jovens bombeiros que tiveram a formação nesta área vão iniciar, nos próximos tempos, a identificação desses locais e a formação dos habitantes”, especificou.

O programa Aldeias Seguras e Pessoas Seguras procura garantir uma maior proteção das aldeias em caso de incêndio, incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança, implementar estratégias de proteção das localidades face a incêndios rurais e sensibilizar as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio.

José Maria Costa revelou que a autarquia “lançar nova recruta” para formar 12 novos bombeiros para responder à “diminuição de recursos humanos ao serviço” da corporação que, “nos próximos anos vai ficar sem seis operacionais”.

Em dezembro de 2018, 12 novos bombeiros iniciaram a carreira no corpo municipal de Viana do Castelo, após terem concluído cerca de um ano de formação

Últimas Noticias

Últimos Podcasts