A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu ontem o primeiro de diversos convívios mensais entre imigrantes que residem no concelho, tendo juntado mais de 100 estrangeiros num momento de partilha de experiências e de culturas. Este convívio marcou o início de uma sequência de convívios mensais que vão acontecer até final do ano.
O objetivo destes encontros passa por fortalecer a rede de contatos destes imigrantes, de forma a promover a sua integração no concelho de Viana do Castelo. A iniciativa está aberta a imigrantes e também à população em geral.
O encontro começou com o desafio de dizer “Bom dia” na língua de cada um dos participantes, tendo sido registadas mais de vinte idiomas diferentes. O convívio contou com música, poesia e dança, com a animação a ser garantida pelos imigrantes.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou um Plano Municipal para a Integração dos Migrantes (PMIM) 2018-2020 como forma de valorizar e consciencializar a comunidade para este tema, com o objetivo de acolher e integrar, promovendo a interação de culturas. Tendo em conta os resultados do diagnóstico local, o PMIM ficou estruturado em 13 áreas de intervenção e 58 medidas, a concretizar no período 2018-2020. As atividades previstas no Plano Municipal têm como base temas que visam contribuir para o desenvolvimento dos cidadãos, desde o emprego, juventude, voluntariado, à saúde, segurança, entre muito mais.