Arcos de Valdevez vai mais uma vez promover, amanhã, pelas 15:00, o desfile de bois da Páscoa principais artérias do concelho. A tradição pascal com mais de sete décadas tem início marcado para as 10:30 com a concentração dos animais, no Parque das Pontes Novas.
Em comunicado, a Câmara Municipal dos Arcos, explicou que “este desfile é uma tradição secular que se tem vindo a dar continuidade, de modo a recuperar os usos e costumes enraizados no concelho há já longos anos”.
“Todos os anos milhares de pessoas distribuem-se pela avenida principal da vila para assistir ao desfile, e, manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal”, frisou.
Na edição 2019 do desfile de bois da Páscoa, vão sair às ruas dezenas de bovinos, que segundo a autarquia são “os melhores exemplares da raça, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais”.
“No desfile, os animais, cangados à moda antiga, vão sair às ruas acompanhados por figurantes, vestidos à época, com os trajes regionais”, adiantou.
O programa do evento inclui ainda a atuação de rusgas.
O desfile, organizado pelo Município de Arcos de Valdevez em parceria com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, visa “atrair visitantes à vila, dando-lhes a conhecer um vasto e característico património cultural e permitir também a dinamização do tecido empresarial local ao nível do alojamento, restauração e comércio”.
Foto: Correio do Minho