Serão 31 produtores de alvarinho, 18 de queijos, fumeiros e produtos locais, 5 tasquinhas e 8 instituições e empresas, de diferentes ramos, a dar a conhecer o potencial da região, durante a 25ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço, que arranca esta sexta-feira, dia 26 de abril e se prolonga até domingo. A Festa começa às 10h00, mas o momento oficial de inauguração acontece pelas 19h00, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
Durante três dias, assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo, num evento que promete arrastar a Melgaço milhares de entusiastas dos sabores tradicionais. Dos vinhos Alvarinho, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.
O recinto da Festa conta com um total de 62 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome: Chakall, António Loureiro, Jorge Fernandes e Renato Cunha; e provas comentadas de vinhos com o sommelier Manuel Moreira. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece momentos de animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva, que vão dar a conhecer a região.
O certame promove o que Melgaço Tem: desde a gastronomia, ao artesanato, ao turismo, apresentando-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.
25 EDIÇÕES A CELEBRAR MELGAÇO
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos, e como os dados demonstram inequivocamente, tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo.
Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.
“Alegra-nos o público diferenciado que nos começa a visitar. Isso é notado pelos nossos produtores, os quais nos dizem que há visitas de quem gosta de provar vinho, da festa pela festa. Há também quem visite a festa para perceber os vinhos que há. Pessoas da área profissional. Da distribuição e restauração, que aproveitam a festa para vir conhecer os vinhos que a região tem para oferecer”, afirma Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.