A Junta de Freguesia de Alvarães atribuiu uma placa de homenagem e o nome de uma avenida ao Capitão de Abril Marques Júnior.
Nascido a 3 de julho de 1946, António Alves Marques Júnior foi um dos militares responsáveis pela Revolução de 25 de Abril de 1974 que abriu porta ao processo revolucionário e à posterior democratização da sociedade portuguesa.
Foi, nessa qualidade, membro do Conselho da Revolução, desde a sua fundação, após o 11 de março de 1975 até à sua extinção, com a revisão constitucional de 1982.
Era licenciado em Ciências Militares e foi homenageado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e com o grau de Comendador da Ordem de Mérito da Costa do Marfim, entre outros títulos militares estrangeiros.
Em 1985, foi eleito deputado à Assembleia da República pelo PRD e depois da sua extinção, passou a ser eleito pelo PS, três vezes pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, partido pelo qual foi deputado até à data da sua morte.
Como deputado, foi vice-presidente da Assembleia e membro de inúmeras comissões parlamentares, da Comissão Permanente e do Conselho de Administração. Era, também, membro da Comissão Politica Nacional do PS.
Era, desde 2008, presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República Portuguesa. Integrava também o Conselho Superior de Defesa Nacional e era vogal das Ordens Nacionais Honorificas Portuguesas.
Foi-lhe atribuído pelo Município de Viana do Castelo, cidade onde viveu na juventude, o título de cidadão de honra em 1999.