Esta quinta-feira à noite, Viana do Castelo promete encher-se com os milhares de fiéis que fazem questão de visitar as 26 igrejas e capelas da cidade, para as seculares visitas da Páscoa, que todos os anos atraem milhares de pessoas.
Nesta noite que antecede a sexta-feira santa as Igrejas são alvo de especial atenção por parte das zeladoras, que as decoram com flores numa “competição saudável” pela igreja que melhor se apresenta aos crentes.
Manda a tradição que a visita seja em número ímpar de templos, pois os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como é o caso das três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.
Esta noite é a única ocasião do ano em que abre ao público a Capela da Casa da Carreira, construída no início do século XVIII e propriedade da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A capela do Gil Eannes, que tem sido uma das mais visitadas nos últimos anos, volta a abrir as portas, sendo que esta é a Capela onde era celebrada a Missa para tripulantes e pescadores da frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia.
A Sé Catedral, monumento do séc. XV classificado como Imóvel de Interesse Público, a Igreja da Misericórdia, Igreja N.ª Sr.ª da Caridade, Igreja de S. Francisco (Ordem Terceira), Igreja das Almas e a Capela do Museu de Artes Decorativas são alguns dos 26 templos vianenses que vai ser possível visitar.
Na companhia de familiares ou amigos, os vianenses prometem voltar a encher as ruas da cidade nesta noite que antecede a sexta-feira santa, naquela que é uma forte manifestação de fé.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Funicular de Santa Luzia estará a funcionar entre as 20h00 e as 24h00 para dar apoio à visita ao Templo-Monumento de Santa Luzia. Recorde-se que na cripta da Igreja de Santa Luzia foi construída uma nova capela, denominada “Capela da Adoração e Reconciliação”.
A noite da visita às capelas e igrejas acontece, como manda a tradição, na Quinta-Feira Santa, estando abertas este ano 26 capelas e igrejas da cidade, sendo que as visitas devem ser em número ímpar, sendo o número 7 o ideal.
Os templos da cidade de Viana que abrem as portas entre as 19h00 e as 24h00, para receber os fiéis são as seguintes:
Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja Nossa Senhora da Caridade, Igreja de S. Francisco (Ordem Terceira), Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Igreja das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Igreja da Sagrada Família (Abelheira), Capela de Jesus Maria José (Abelheira), Capela do Recolhimento de Santiago (junto ao Colégio do Minho), Igreja Nossa Senhora da Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Nossa Senhora da Agonia), Capela do Senhor do Calvário (junto à da Nossa Senhora da Agonia), Capela do Carmelo de Santa Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela Nossa Senhora das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja de S.Domingos, Capela das Malheiras, Capela do Museu de Artes Decorativas, Capela do Navio Hospital Gil Eannes, Igreja Paroquial do Senhor do Socorro, Templo Monumento de Santa Luzia e Capela da Adoração e Reconciliação (cripta da Igreja de Santa Luzia).