Apesar da derrota pesada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, diante do Sporting, a Juventude Viana já garantiu matematicamente a manutenção no campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Os resultados verificados na 23ª jornada da competição ajudaram a equipa vianense a alcançar o seu principal objetivo da temporada.
No jogo de sábado, com o Pavilhão João Rocha a registar lotação esgotada, a equipa do Sporting não deu qualquer hipótese à Juventude Viana e venceu por 10-4.
A primeira parte os vianenses apresentaram-se irrecusáveis e os leões chegaram com facilidade a uma vantagem larga. Raúl Marin inaugurar o marcador nos instantes iniciais da partida (1-0) e logo no minuto seguinte, Caio aumentou a contagem leonina (2-0). Aos oito minutos foi a vez de Ferran Font fazer o golo (3-0).
Aos 13 e 14 minutos, Toni Pérez teve a oportunidade de bisar na partida e aumentou o resultado (5-0). No minuto 19, Luis Viana reduziu (5-1) de grande penalidade para a equipa de Viana do Castelo, mas o Sporting reagiu de imediato e Raúl Marin fez o sexto golo verde e branco (6-1). Ainda antes do descanso, Francisco Silva marcou (2-6) para os vianense, numa primeira parte para esquecer da equipa de André Azevedo.
No segundo tempo, a Juventude Viana melhorou um pouco, mas foram os Leões que voltaram a marcar cedo. Gonzalo Romero, aumentou para 7-2. De livre direto, Francisco Silva, o melhor da Juventude Viana, voltou a reduzir (7-3), só que o Sporting estava inspirado na finalização e continuava a aumentar a vantagem.
Nos minutos 37 e 39, foi a vez de Vítor Hugo bisar na partida, até ao 9-3.
Já perto do final da partida, aos 41 minutos, Francisco Silva fez o seu hat trick (9-4) e no último minuto, Toni Pérez fechou a contagem ao fazer o décimo tento para os Leões (10-4).
Desta partida de destacar a má primeira parte realizada pela Juventude de Viana, a pouca sorte de Nelson Pereira, que acertou três bolas nos ferros da baliza de Girão e a boa atuação do guarda-redes, Bruno Guia, que foi chamado a defender a baliza da Juventude Viana na segunda parte.