O Concelho de Ponte de Lima, de acordo com os dados fornecidos pela Segurança Social, registou em 2018 um saldo positivo de mais 94 empresas e 830 postos de trabalho relativamente ao ano anterior. De notar, ainda, a baixa taxa de desemprego divulgada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) de apenas 3,75% reportada a fevereiro deste ano, uma das mais baixas de sempre e a mais baixa do distrito.
Mesmo neste cenário, o Município limiano continuar a apostar fortemente na criação de emprego, preferencialmente, qualificado, enquanto estratégia que tem contribuído para a concretização dos resultados anteriormente mencionados.
No que diz respeito às condições de atratividade e mesmo perante o esforço financeiro que está implícito a algumas dessas opções, tem sido possível à autarquia manter os benefícios fiscais que dependem de decisão dos órgãos municipais, bem como, outras medidas que possam levar a uma redução do custo de instalação ou funcionamento das empresas, permitindo libertar liquidez às empresas.
Estas medidas, associadas às excelentes condições físicas para o acolhimento empresarial, às excelentes acessibilidades do concelho e à qualidade de vida existente, fizeram aumentar significativamente o número de empresas que nos últimos anos apostaram em Ponte de Lima para concretizar ou expandir os seus investimentos.
Este cenário tende ainda a melhorar se considerarmos que muitos dos processos de licenciamento de empesas que se irão instalar nos Polos Industrias municipais da Queijada e da Gemieira, foram concluídos durante 2018, registando-se uma grande dinâmica de construção no primeiro trimestre deste ano.