Os rostos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de há 60 anos vão ser os convidados de honra da festa em 2019.
Na apresentação do programa geral, realizada esta quinta-feira em Viana do Castelo, foram apresentados os convidados de honra da festa, que em 2019 são precisamente os rostos do primeiro cartaz da Romaria ilustrado com fotografia, em 1959.
É o caso de Rosa Jesus Dias da Silva, popularmente conhecida como Rosa “Rabeca”, hoje com 85 anos, e Agostinho Aurélio Mendes Pereira, de 83 anos, mais conhecido como Agostinho Melro, ambos antigos elementos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, freguesia de onde são naturais.
A festa deste ano vai ainda contar com aquela que já recebeu o título de melhor Charanga a Cavalo do mundo: a da Guarda Nacional Republicana (GNR). A Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da GNR é a única no mundo que consegue tocar a galope, sendo por isso das mais apreciadas no estrangeiro e vai o cortejo histórico-etnográfico da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia deste ano.
O filme promocional da Romaria, que será divulgado para todo o mundo, demonstrando como uma festa local se tornou na “Romaria de Portugal” também foi apresentado hoje.
Em 2019, devido ao calendário, a festa prolonga-se por cinco dias, entre sexta e terça-feira, de 16 a 20 de agosto, o que obriga a “alguma imaginação” na programação. Desde logo com quatro noites de fogo-de-artifício, mantendo o Cortejo Histórico/Etnográfico no sábado, a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia no domingo à tarde ou a tradicional Procissão ao Mar e ao Rio na terça-feira, o último dia da festa.
Outra das novidades do programa geral prende-se com o primeiro grande desfile da festa deste ano. Comprovado o sucesso da alteração do horário do Desfile da Mordomia, que se passou a realizar à tarde, essa modificação mantém-se este ano, com a saída agendada para as 16:00 de sexta-feira (16 de agosto), do antigo Governo Civil sem paragens até ao final, no Largo de São Domingos. Contudo, a novidade deste ano consistirá nos cumprimentos às edilidades da parte da manhã, que é a essência do próprio desfile, conforme dita a tradição.
“Para conferir maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos, vamos fazê-los da parte da manhã, na Câmara Municipal e no fim do desfile ao Digníssimo Bispo da Diocese de Viana, Dom Anacleto Oliveira. Isso tornará o desfile, pelas ruas da cidade, maisfluido e sem paragens até ao Largo de São Domingos”, explicou António Cruz.
A rainha das Romarias de Portugal realiza-se, este ano, de 16 a 20 de agosto em Viana do Castelo.