Na sessão comemorativa dos seus 30 anos de vida, o Surf Clube de Viana prestou homenagem à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo apoio prestado ao longo destas três décadas. A cerimónia assinalou ainda os 6 anos desde a inauguração do Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), situado no Cabedelo.
O autarca vianense, José Maria Costa referenciou a importância do papel desempenhado pelo Surf Clube de Viana na dinamização de atividades náuticas. Costa destacou ainda a sensibilidade demonstrada pelo clube na abertura da prática de surf a cidadãos com deficiência.
Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019 o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela autarquia vianense chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos.
A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.
O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.
Recorde-se que Viana do Castelo vai receber o Eurosurf Adaptive 2019, que acontece na Praia do Cabedelo entre 20 e 26 de maio, sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar na Europa.
Fundado em 1989, o Surf Clube de Viana (SCV) rapidamente se transformou numa organização reconhecida Nacional e Internacionalmente.