FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

19 Abr 2019

Valença vai criar faixas de contenção de incêndios

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Valença vai avançar com a criação de três faixas de contenção de incêndios florestais, abrangendo as áreas mais sensíveis do concelho. As intervenções começam a […]

Valença vai avançar com a criação de três faixas de contenção de incêndios florestais, abrangendo as áreas mais sensíveis do concelho. As intervenções começam a 1 de junho e abrangem cinco freguesias.

As faixas abrangem as áreas consideradas mais sensíveis no concelho e foram estabelecidas conforme o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Desde o campo de futebol de Friestas até ao lugar de Laços, em Gondomil, será alvo de intervenção todas as árvores pendentes para a rede viária, abrangendo as freguesias de Friestas e Gondomil e os limites de Sanfins.

Entre o lugar de Fujacos, em Gondomil e Cimo de Vila, em Boivão, será criada uma faixa de contenção com 10 metros de largura, na estrada municipal, bem como estabelecida uma distância das copas das árvores de 10 metros.

Na freguesia de Cerdal será criada uma faixa de contenção, com 10 metros de largura, na estrada municipal que liga os lugares de Gondim e Gosende bem como estabelecida uma distância das copas das árvores de 10 metros.

Os proprietários que pretendam efetuar as limpezas, das áreas identificadas, devem fazê-lo até 1 de junho. Após essa data avança a limpeza, no âmbito do plano, podendo os proprietários acompanhar os trabalhos e deverão proceder à remoção dos materiais resultantes das limpezas num prazo máximo de 10 dias úteis.

Valença trabalha, o ano inteiro, para prevenir e minimizar o impacto dos incêndios, nas áreas florestais e nas zonas habitacionais. Proteger pessoas e bens, valorizar a floresta é a prioridade.

Queimadas controladas, limpezas florestais e de faixas de contenção, sensibilização das populações e reflorestação de áreas ardidas são apenas algumas das medidas em curso em Valença. Para o mês de maio está programado o avanço da iniciativa Queimas Seguras, nas freguesias consideradas de 2ª prioridade de ação, em colaboração com a GNR / SEPNA.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts