O dia 1 de maio é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. Em Viana do Castelo o dia é comemorado com uma prova de atletismo – Grande Prémio 1º Maio, Intervenções sindicais, e animação musical e cultural.
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objectivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para 8 horas.
No período entre guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.
A iniciativa “Viana Abordo”, promovida pelo Hub Criativo Dinamo10 e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai acolher, esta quinta-feira, no Café Concerto do Teatro Sá de Miranda, um encontro para falar de empreendedorismo.
A sessão, que visa a partilha de experiências como empreendedores e no apoio ao empreendedorismo, tem como oradores convidados Pedro Reis do projecto The great Good Place, em Peniche e Fátima São Simão, directora de desenvolvimento do University of Porto’s Science and Tecnology Park e coordenadora pública da Creative Commons Portugal.