FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

14 Mai 2019

Campanha europeia da CDU em Viana marcada pelos estaleiros e privatização da água

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A campanha para as eleições europeias da CDU, em Viana do Castelo, ficou marcada pela abordagem do cabeça de lista, João Ferreira, aos estaleiros e […]

A campanha para as eleições europeias da CDU, em Viana do Castelo, ficou marcada pela abordagem do cabeça de lista, João Ferreira, aos estaleiros e à privatização da água.

O candidato da CDU falou sobre a extinção da empresa pública Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a subconcessão ao grupo Martifer e, apontou ainda, o que classificou de “primeiro passo para a privatização das águas” com a criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, pelos dez municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

João Ferreira, que falava durante um almoço, como mais de uma centena de militantes apontou o exemplo dos extintos ENVC para reforçar que a CDU “põe os direitos do país à frente dos interesses da União Europeia, de quem manda na União Europeia e das imposições da União Europeia que impedem o desenvolvimento do país e a satisfação das necessidades do povo”.

“Quando o PSD e o CDS decidiram destruir os estaleiros navais, empresa pública, e nos queriam vender a teoria de que a União Europeia não permitia que o acionista único, o Estado português, injetasse mais dinheiro na empresa para adquirir a matéria-prima para cumprir com uma muito significativa carteira de clientes e de encomendas, fomos nós quem propusemos cá, na Assembleia da República, que o Governo assumisse as suas responsabilidades e que lá, no Parlamento Europeu, questionamos a Comissão Europeia sobre essa verdadeira insensatez”.

O cabeça de lista da CDU garantiu que sobre os estaleiros Navais de Viana do Castelo “ninguém verá a CDU, dizer hoje, uma coisa diferente do que disse no passado”.

“Não nos deixamos impressionar pelas passadeiras vermelhas, pelas luzes das festas de inauguração regadas com champanhe francês. Isto é assim não é porque sejamos teimosos, mas porque a vida confirma. A vida confirma que os estaleiros de Viana do Castelo enquanto empresa pública tendo dos melhores trabalhadores do mundo que agora foram descartados, muitos deles como se fossem eles a peça defeituosa nesta engrenagem, estes trabalhadores não construíam mais foi apenas por decisão política dos que os queriam destruir enquanto empresa pública para os entregar ao grande capital”, sustentou.

Disse que “a vida conformou que daquele perverso processo outra coisa não podia resultar que a gigantesca fábrica de precariedade e de esmagamento de direitos onde, hoje, apesar de lá estarem mais de mil trabalhadores diariamente, pouco mais de uma centena tem vínculo efetivo e estável”.

“Batemo-nos ontem em defessa dos estaleiros navais de Viana do Castelo, empresa pública e continuamos a bater-nos”, frisou

João Ferreira garantiu ainda que, no distrito de Viana do Castelo, a CDU vai continuar “empenhada no combate aos objetivos de alguns de privatização da água” e salientou “a corajosa posição que a CDU assumiu na Câmara Municipal de Viana do Castelo onde votou, sozinha, contra este projeto”, referindo à vereadora Cláudia Marinho.

“Bem se vê a diferença que pode fazer um eleito da CDU”, frisou.

“Como sempre acontece eles vêm com pezinhos de lã. Agora criam uma entidade intermunicipal para gerir a água em baixa, depois fazem convergir todos os preços pelos mais elevados, depois ainda obrigam as populações que não consomem água canalizada a pagar pela água canalizada que não consomem e no final quando o mercado for verdadeiramente apetecível lá estão eles a entregar à gula dos interesses privados”, acrescentou.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts