“Figuras de Outro Caminho” de Cabral Pinto, é a nova exposição na Galeria Barca d’Artes, o espaço do Centro Cultural do Alto Minho, em Viana do Castelo, que está patente até 8 de junho.
Esta exposição é a primeira individual em Viana do Castelo deste artista, já com uma longa carreira nas artes plásticas, na formação artística e na organização de grandes eventos ligados às artes e aos ofícios relacionados. Atualmente, a par da pintura pessoal, Cabral Pinto, desempenha a função de diretor artístico na Fundação Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.
A propósito deste conjunto de obras, a conhecida estudiosa de arte e curadora, Helena Mendes Pereira, escreve na folha de catálogo uma pequena nota bem elucidativa ao referir que “a série ora apresentada em Viana do Castelo, iniciou-se no Qatar e traz consigo a essência da pintura feita por quem a sabe. Vem de Levante para nos recordar que, em tudo, é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa” e realçando que a pintura de Cabral é agora “um emaranhado de palavras outrora poemas, mais do que uma semiótica que mergulha na mulher, no corpo e nas formas do amor, a descoberta das terras quentes a Levante teve efeito transformador.”