FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Mai 2019

Ronda Típica de Carreço inaugurou sede

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Ronda Típica de Carreço conseguiu concluir a sua sede, que acaba de ser […]

Com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Ronda Típica de Carreço conseguiu concluir a sua sede, que acaba de ser inaugurada.

Em janeiro deste ano, em reunião ordinária do executivo vianense, foi aprovado um valor de 30 mil euros para a última fase da construção da sede. Anteriormente, em 2018, tinha sido aprovado um valor de 35 mil euros para apoio ao novo edifício, em 2017, a autarquia havia aprovado um apoio de 25 mil euros, e em 2016 o executivo aprovara 10 mil euros para o mesmo fim. A autarquia acabou por apoiar a construção da sede da instituição com um valor global de 100 mil euros.

Segundo nota da autarquia de Viana, “a intensa atividade em prol da divulgação do património cultural vianense, quer em atividades que têm lugar no concelho de Viana do Castelo, como o Festival Internacional de Folclore e as Festas de Nossa Senhora da Agonia, quer em atividades que se desenrolam noutros locais do país”, acaba por justificar este apoio.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração destas novas instalações.

Fundada a 29 de dezembro de 1998, a Associação “Ronda Típica de Carreço” está filiada na Fundação INATEL desde 11 de abril de 2001, como Centro de Cultura e Desporto, tendo como principais objetivos promover a música e a dança de índole popular, bem como o ensino das mesmas, tendo para esse efeito criado um grupo de bombos, um grupo folclórico e um grupo instrumental e coral.

Em 21 de Janeiro de 2001, foi agraciada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o diploma de “Cidadão de Mérito”, pelas atividades desenvolvidas na preservação e promoção do património cultural e na defesa das tradições populares.

Após um período de pesquisa e preparação do grupo quanto à música, dança, canto e trajes, o grupo folclórico da Ronda Típica de Carreço pôde começar a apresentar-se em público, procurando transmitir ao público as tradições e cultura da sua freguesia. Já participou em festas e romarias e em vários Festivais de Folclore em várias regiões do país, bem como no estrangeiro: Andorra (2001), Toulouse, França (2002 e 2003), Festival Internacional Marbella, Espanha (2012) e Drancy, França (2013).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts