O Centro Cultural de Viana do Castelo vai acolher, no sábado, pelas 22:00, o concerto de apresentação do mais recente álbum “Maria” da fadista Carminho. Os bilhetes têm um custo de 15€ e estão à venda no Teatro Municipal Sá de Miranda e na Ticketline.
A fadista Carminho vai subir ao palco do Centro Cultural de Viana do Castelo, este sábado, pelas 22:00, para apresentar o seu mais recente álbum “Maria”.
O concerto está integrado na digressão por doze palcos nacionais e estrangeiros da fadista com os músicos Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso, na viola, Tiago Maia, na viola baixo, e Pedro Geraldes, na “pedal steel guitar”.
O CD “Maria” foi editado em finais de novembro do ano passado, assinando Carminho a autoria de sete dos doze temas que o constituem.
“A Tecedeira” é o tema de abertura do álbum que inclui ainda, “Estrela”, “A Mulher Vento” e “Poeta”, todos assinados, letra e música, por Carminho.
A fadista assina ainda as letras de “Se Vieres”, que canta na melodia tradicional do Fado Santa Luzia, de Armando Machado, e “Desengano”, que gravou no Fado Latino, de Jaime Santos, e a música de “Quero Um Cavalo de Várias Cores”, de Reinaldo Ferreira.
Neste CD, a intérprete resgatou um tema do repertório de António Calvário, “Pop Fado”, de César Oliveira e Fernando Carvalho, e “Sete Saias”, com letra e música de Artur Ribeiro, canção que foi um dos seus sucessos, gravada também por nomes como Maria Amélia Canossa e Tristão da Silva.
“Maria” sucede ao álbum “Carminho Canta Jobim”.
Carminho estreou-se discograficamente, a solo, em 2009, com “Fado”.
Ao longo da sua carreira, a fadista tem gravado com artistas de outras áreas musicais, designadamente com os brasileiros Chico Buarque, Milton Nascimento, Marisa Monte, Ney Matogrosso e Nana Caymmi, e com o espanhol Pablo Alborán.
Foto principal: Interlusófona