A Academia do Bacalhau de Paris, no âmbito do projeto “Roupa sem Fronteiras”, entregou 155 caixas de roupa a seis instituições de Viana do Castelo. A recolha solidária de roupa, calçado, têxteis para a casa e brinquedos é uma iniciativa que já vai na sexta edição e que contou com a colaboração de 50 voluntários da Academia do Bacalhau, que foram responsáveis por triar, dobrar e empacotar os donativos.
No concelho, esta entrega solidária de bens vai apoiar a Comissão Social Interfreguesias (CSIF) de Castelo do Neiva, a Casa dos Rapazes, o Lar de Santa Teresa, o Berço, a Cáritas Diocesana e os Vicentinos.
Atualmente, existem 59 Academias do Bacalhau em todo o mundo, todas ostentando a mesma designação, os mesmos objetivos, a mesma base de encontro entre compadres, e funcionando em termos gerais de forma semelhante. No entanto, cada Academia é totalmente independente. A escolha do nome revela o traço de unidade comum que deve figurar na diáspora portuguesa e assentou em razões lógicas, afetivas e histórico-culturais.
A Academia do Bacalhau de Paris (ABP) foi oficializada no Congresso Mundial realizado em Lisboa, em 1998, tendo sido oficialmente reconhecida ao abrigo da lei francesa em 2008. O seu dinamismo, crescimento constante, a criação de uma secção Júnior no seio da ABP e o facto de ser a segunda maior cidade do mundo com mais população portuguesa (depois de Lisboa) fazem da Academia do Bacalhau de Paris uma das maiores Academias do Bacalhau atualmente, contando com mais de 230 membros, dos 18 aos 82 anos.
Este ano, a ação “Roupa sem Fronteiras” apoia Viana do Castelo e Cabeceiras de Basto, auxiliando ainda alguns hospitais no norte de Paris.