FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Jun 2019

Mamógrafo oferecido pela Liga já funciona no Hospital de Viana do Castelo

O moderno Mamógrafo Digital com Estereotaxia, já realizou Mamografias a 16 Mulheres, para diagnóstico ou reavaliação de Cancro da Mama, no hospital de Viana do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O moderno Mamógrafo Digital com Estereotaxia, já realizou Mamografias a 16 Mulheres, para diagnóstico ou reavaliação de Cancro da Mama, no hospital de Viana do Castelo.

Dois meses depois de lançar a campanha de angariação de donativos, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo atingiu o objectivo de adquirir e oferecer ao Serviço de Radiologia do Hospital um novo equipamento.

Além das limitações técnicas do modelo, o velho aparelho de mamografia que foi substituído, tinha avarias com muita frequência, obrigando as Mulheres com Cancro da Mama a fazerem repetidas deslocações ao Porto e a Braga, com nefastas consequências físicas e psicológicas.

A Liga dos Amigos do Hospital decidiu adquirir por 92.250 euros o modelo proposto pela equipa técnica dos Serviço de Radiologia, depois de apreciar propostas de quatro credenciadas empresas internacionais, tendo negociado o pagamento fraccionado com a empresa seleccionada – Micromil Flexible Solutions for Healthcare.

Depois de receber, de mais de uma centena de beneméritos, metade da verba necessária, a Liga encomendou o novo Mamógrafo, que foi instalado na Radiologia no inicio da passada semana e, depois de ser devidamente ensaiado e posto em funcionamento, entrou ao serviço das Mulheres de todo o distrito de Viana do Castelo.

Para saldar a segunda fracção do pagamento – 46.125 euros – a Liga vai continuar a campanha de angariação de fundos até ao dia 30 de Novembro, data em que comemora o seu 38º aniversário de actividades.

Na sexta feira, 7 de junho, a direcção da Liga e uma dezena de voluntários fizeram a oferta formal do novo equipamento ao Conselho de Administração do Hospital, tendo Defensor Moura e Franklim Ramos assinado o Auto de Oferta e Recepção, com os documentos técnicos e a devida garantia anexos.

Nas suas intervenções Franklim Ramos agradeceu a oferta do moderno Mamógrafo e saudou o dinamismo da Liga dos Amigos do Hospital no voluntariado e na promoção da dádiva benévola de sangue, enquanto Defensor Moura salientou a falta de espaço para rentabilizar devidamente os equipamentos instalados, apelando ao alargamento do Serviço de Radiologia, disponibilizando-se a Liga para também prestar o apoio possível nesse empreendimento.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts