Hoje e amanhã, dias 15 e 16 de julho, os militares da GNR de Viana do Castelo integram a Missa e Procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição. Às 21h00 desta segunda-feira, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo acolhe a Missa do centenário e, amanhã, também às 21h00, terá lugar a Procissão comemorativa, que inicia na Igreja do Carmo, passa pela Rua da Bandeira, Rua Manuel Fiúza, Rua João de Deus, centro do Bairro do Jardim, Estrada da Abelheira, Rua Guerra Junqueiro, até à Rua José Espregueira.
Durante a apresentação do programa comemorativo dos 100 anos da GNR vianense, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo indicou que estas comemorações pretendem enriquecer o conhecimento existente sobre a GNR e destacar a presença da Guarda Nacional Republicana no concelho, assegurando, ainda, que os Cadernos Vianenses de 2019 vão assinalar o centenário da instituição. O Comando Territorial de Viana do Castelo tem um efetivo, entre militares e civis, de cerca 650 elementos.
A 17 de agosto, integrada na Romaria d’Agonia, a Charanga a Cavalo da GNR estará presente no cortejo da rainha das romarias. Esta charanga é única no mundo, por conseguir tocar nos três andamentos do cavalo: a passo, a trote e a galope.
A 28 de setembro, às 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, que conta com um repertório de mais de três mil obras.
A 10 de outubro, às 15h00, acontece na Praça da Liberdade a Cerimónia Militar Principal e entre 10 e 13 de outubro os Antigos Paços do Concelho acolhem a Exposição alusiva aos 100 anos da GNR.
O programa encerra a 21 de novembro, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra, com a conferência “O uso do fogo na agricultura: Técnica ou Tradição”.