A Câmara Municipal de Monção e o Turismo de Portugal, procedem ao lançamento do Programa Dinamizar Fortalezas – Fortalezas de Fronteira, que terá lugar no Baluarte dos Néris, Fortaleza de Monção, hoje, pelas 15h00, contando com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Este programa pretende promover, de forma integrada, o acesso a exemplares únicos de arquitetura militar do passado e a sua fruição pelas populações locais e seus visitantes, procurando ainda a sua preservação e transmissão às gerações futuras.
A primeira fase do Programa Dinamizar Fortalezas são as 62 fortificações desenhadas por Duarte D’Armas – escudeiro do rei D. Manuel – no Livro das Fortalezas, no séc. XVI, às quais acrescerão, mais tarde, outras, com data de construção posterior, também na linha de fronteira.
Os principais objetivos deste programa são: contribuir para o reforço de atratividade das respetivas regiões como destinos turísticos, gerando riqueza e criando postos de trabalho, e também novas dinâmicas económicas; Combater os desequilíbrios relativamente às regiões do interior, contribuindo para a coesão económica e social do país; Descrever a geografia de um país com base no legado das fortificações da linha de fronteira de Portugal com Espanha; Divulgar o legado patrimonial existente em toda a linha de fronteira luso-espanhola, uma das mais antigas do mundo; Transformar estes espaços únicos de história e cultura, em locais dinâmicos de visita e de conhecimento do país, e em particular, da região e cultura raianas; Agregar e divulgar a informação disponível sobre as fortificações abrangidas e promover a ação articulada entre municípios e outros agentes públicos e privados na estruturação do produto, da criação de rotas, itinerários e programas turísticos.