FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Jul 2019

Obras na Praia da Amorosa condicionam acesso de banhistas em época balnear

Estão a realizar-se, em área significativa da Praia da Amorosa, obras de proteção e reabilitação do sistema costeiro, que implica a construção de uma frente […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Estão a realizar-se, em área significativa da Praia da Amorosa, obras de proteção e reabilitação do sistema costeiro, que implica a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar.

As obras, da responsabilidade Sociedade Polis Litoral Norte, limita o acesso de pessoas àquela zona da praia, mas não põe em causa a sua utilização em época balnear.

Em declarações à rádio Geice, Ricardo Carvalhido, vereador do ambiente na Câmara Municipal de Viana do Castelo, explicou a importância desta intervenção.

“A praia da Amorosa é um dos setores da costa do concelho de Viana do Castelo ao qual foi atribuído a distinção de Bandeira Azul pela Fundação para a Educação Ambiental. Esta classificação, de valor anual, é atribuída a praias que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização. A intervenção que se observa (fotos) na base de duna no setor de costa conhecido localmente por Amorosa Velha e que se localiza a sul da praia galardoada, resulta de uma intervenção prevista no plano de obra da Sociedade Polis Litoral Norte, tendo por objetivo reforçar a resiliência daquele sistema dinâmico, francamente ameaçado pelas condições de sobrelevação atual do nível do mar”, explicou Ricardo Carvalhido.

A bandeira azul na praia da Amorosa não está em causa, uma vez que a sua localização fica a norte da zona intervencionada.

A intervenção, a cargo da sociedade Polis Litoral Norte é financiada por fundos do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e está prevista terminar na primeira quinzena de setembro.

Fotos: João Tiago Lomba/DR-GEICE FM

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts