FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

02 Ago 2019

Feira de Artesanato de Viana do castelo abre sábado com 80 expositores de todo o país

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 80 expositores de todo o país participam, a partir de sábado, na Feira de Artesanato de Viana do Castelo, preenchendo um corredor natural […]

Mais de 80 expositores de todo o país participam, a partir de sábado, na Feira de Artesanato de Viana do Castelo, preenchendo um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal e antecedendo o arranque da Romaria d’Agonia.

A feira, que vai na XVIII edição mas que já se realiza há mais de um século, junta em Viana do Castelo o melhor do artesanato local e nacional e a organização garante que, “melhorar o certame a todos os níveis”, é uma meta que se coloca todos os anos.

“Há sempre uma especial atenção e preocupação na escolha dos autores e produtos a expor. Há uma seleção rigorosa e por isso, nos últimos anos, há também uma procura, por parte dos expositores, mais cuidada”, explica António Cruz, presidente da comissão de festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

A primeira Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia realizou-se em 1917, na altura organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo, tendo conquistado importância como evento que marca o início do período festivo na cidade, inserindo-se no programa oficial da romaria.

A Feira de Artesanato Tradicional e Contemporâneo & Manualidades da Romaria da Senhora d’Agonia conta este ano com setores especificamente dedicados ao artesanato local e ao artesanato nacional e a gastronomia.
“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, acrescenta António Cruz.

Dinamizada pela VianaFestas, entidade responsável pelas festas da cidade, em colaboração com a MAOS – Movimentos de Artes e Ofícios, a feira tem um programa de animação com música tradicional e rusgas.
Com um total de 81 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira abre portas este sábado, no Jardim Marginal, pelas 16h30, mantendo-se em funcionamento até 20 de agosto. Com entrada livre, a feira vai funcionar todos os dias até às 00h00. No período de 04 a 14 de agosto a abertura será às 16h00, enquanto que de 15 a 20 de agosto, já em plena Romaria d’Agonia, a feira começa a funcionar às 10h00.

Também no sábado, abre portas o posto de informação da Romaria d’Agonia, que vai funcionar nos antigos Paços do Concelho, onde também estará patente a exposição das 81 das propostas recebidas no concurso público que selecionou o cartaz que anuncia a festa de 2019.

Neste posto de turismo vai ainda funcionar uma mesa interativa de grandes dimensões para aceder à plataforma online “Memórias da Romaria”, onde é possível encontrar algumas raridades sobre as festas e as gentes de Viana do Castelo desde 1750. Através deste acesso é possível fazer uma autêntica viagem ao passado da Romaria através de textos de época, explicações históricas ou fotografias únicas reunidas ano após ano.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts