Mais de 80 expositores de todo o país participam, a partir de sábado, na Feira de Artesanato de Viana do Castelo, preenchendo um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal e antecedendo o arranque da Romaria d’Agonia.
A feira, que vai na XVIII edição mas que já se realiza há mais de um século, junta em Viana do Castelo o melhor do artesanato local e nacional e a organização garante que, “melhorar o certame a todos os níveis”, é uma meta que se coloca todos os anos.
“Há sempre uma especial atenção e preocupação na escolha dos autores e produtos a expor. Há uma seleção rigorosa e por isso, nos últimos anos, há também uma procura, por parte dos expositores, mais cuidada”, explica António Cruz, presidente da comissão de festas da Romaria da Senhora d’Agonia.
A primeira Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia realizou-se em 1917, na altura organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo, tendo conquistado importância como evento que marca o início do período festivo na cidade, inserindo-se no programa oficial da romaria.
A Feira de Artesanato Tradicional e Contemporâneo & Manualidades da Romaria da Senhora d’Agonia conta este ano com setores especificamente dedicados ao artesanato local e ao artesanato nacional e a gastronomia.
“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, acrescenta António Cruz.
Dinamizada pela VianaFestas, entidade responsável pelas festas da cidade, em colaboração com a MAOS – Movimentos de Artes e Ofícios, a feira tem um programa de animação com música tradicional e rusgas.
Com um total de 81 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira abre portas este sábado, no Jardim Marginal, pelas 16h30, mantendo-se em funcionamento até 20 de agosto. Com entrada livre, a feira vai funcionar todos os dias até às 00h00. No período de 04 a 14 de agosto a abertura será às 16h00, enquanto que de 15 a 20 de agosto, já em plena Romaria d’Agonia, a feira começa a funcionar às 10h00.
Também no sábado, abre portas o posto de informação da Romaria d’Agonia, que vai funcionar nos antigos Paços do Concelho, onde também estará patente a exposição das 81 das propostas recebidas no concurso público que selecionou o cartaz que anuncia a festa de 2019.
Neste posto de turismo vai ainda funcionar uma mesa interativa de grandes dimensões para aceder à plataforma online “Memórias da Romaria”, onde é possível encontrar algumas raridades sobre as festas e as gentes de Viana do Castelo desde 1750. Através deste acesso é possível fazer uma autêntica viagem ao passado da Romaria através de textos de época, explicações históricas ou fotografias únicas reunidas ano após ano.