De 9 a 11 de agosto, a Feira dos Petiscos está de volta a Ponte de Lima, para a sua 13ª edição.
Quer para almoços fora de horas, como para lanches mais caprichados, a Feira dos Petiscos respeita o “receituário” do vale do Lima, cuja longevidade é de louvar. Nele impera a simplicidade e a qualidade dos produtos, mostrando que nem só de vinhos verdes é feita a fama de Ponte de Lima.
De mesa posta no Pavilhão de Feiras e Exposições, as referências incontestáveis da cozinha tradicional limiana, estão “à prova”.
Opções simples, da terra, com base nos petiscos, celebram a variedade gastronómica da Vila mais antiga de Portugal.
Neste que é um dos maiores polos gastronómicos do país, o arroz de sarrabulho, o arroz de lampreia, e o bacalhau de cebolada, sabem a tradição.
Também o célebre bacalhau frito, as pataniscas, os bolinhos de bacalhau, as sardinhas escabeche, os rojões, o pernil de porco, o chouriço assado em aguardente, a feijoada e o caldo verde, não passam despercebidos, durante três dias.
A Feira iniciativa da Associação de Folclore de Ponte de Lima em parceria com o Municipio limiano, faz-se acompanhar de um programa “paralelo” ao gastronómico, em que o Folclore e as Rusgas se fazem representar com a participação dos seguintes grupos:
Rancho Folclórico da Ribeira, Rusga Típica da Correlhã, Rancho Folclórico da Correlhã, Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima, Grupo Etno-Folclórico de Refóios do Lima e Grupo Folclórico da Gemieira.
A entrada no recinto do evento que anualmente acolhe milhares de visitantes nacionais e da vizinha Galiza, é gratuita, estando a inauguração oficial agendada para as 19h00 de sexta-feira, dia 9 de agosto.