FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Ago 2019

Fernando Rocha e Johnny Abreu nas Festas de São Mamede

O humorista, Fernando Rocha, o artista Johnny Abreu, o grupo vianense Arco Íris, Dj`s, uma super Festa da Espuma, um festival internacional de folclore, atividades […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O humorista, Fernando Rocha, o artista Johnny Abreu, o grupo vianense Arco Íris, Dj`s, uma super Festa da Espuma, um festival internacional de folclore, atividades desportivas, a tradicional corrida de garranos em torno da capela de São Mamede, a procissão em honra do padroeiro e a missão de bênção do gado são alguns dos pontos altos do programa das festividade em honra de São Mamede, que se vão realizar de 23 a 25 de agosto.

A Festa de São Mamede ou Festa do Mel, assim conhecida por ter sido iniciada pelos apicultores de Areosa, venera-se junto à capela, no alto do monte com o mesmo nome, atraindo, milhares de pessoas de toda a região Norte.

A festa foi iniciada pelos apicultores da freguesia que se reuniam junto à capela de São Mamede para vender o mel que produziam. Uma tradição mantida pelos apicultores que ainda produzem.

A este produto está associado o “chiripiti”, uma mistura de mel, produzido naquela serra, com bagaço, bebida servida quente e “muito apreciada pelos romeiros”.

Os lamparões com molho verde, as fêveras de cavalos garranos, a broa de mel e o arroz doce são as principais iguarias daquela romaria, que atraem milhares de visitantes.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts