Maria de Jesus Moreira, 58 anos, residente na freguesia de Perre em Viana do Castelo, viu a sua honestidade ser recompensada. A funcionária dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico da capital do Alto Minho, encontrou numa “caixinha” na zona do Cabedelo, em Darque, uma “quantia significativa” de dinheiro e um brinco, que devolveu ao proprietário.
Por volta das 6 horas da manhã do passado dia 20 de agosto, Maria de Jesus Moreira, seguia para o trabalho quando algo chamou a sua atenção na berma da estrada.
“Atraiu-me uma caixinha preta no chão, abri e só tinha dinheiro, um brinco e um numero de telemóvel. A minha primeira reação foi ligar e perguntar a quem atendesse, se tinha perdido algum valor. Liguei duas vezes mas não atenderam, foi para a caixa de correio”, contou à Rádio Geice a mulher, que um pouco mais tarde conseguiu chegar à fala com o dono da “caixinha preta”, que lhe acabou por devolver a chamada.
Um papel de reparação de um relógio que Rúben Oliveira, proprietário do objeto perdido, tinha deixado dentro da caixa, permitiu a Maria saber a quem pertencia a dinheiro.
Depois de confirmar, “disse-lhe que tinha encontrado e devolvi-lhe o que lhe pertencia. Ainda era um bocadinho de dinheiro”, contou Maria de Jesus que apesar de não ter contado o dinheiro, apercebeu-se que a caixa tinha uma quantia significativa. Entre alguns sorrisos, acrescentou que “era muito”.
O dono, proprietário do restaurante “Pecado Capital” no centro de Viana do Castelo, encontrou-se com ela e pelo gesto da funcionária publica, deu-lhe uma recompensa.
“Acho que ele ficou algo surpreendido, não contava com aquilo. Até acho que ele pensou que fosse alguém a pedir para fazer uma reserva no restaurante (risos). Ofereceu-me algum dinheiro e convidou-me a ir jantar ao seu restaurante o que aceitei”, contou Maria de Jesus em entrevista à Rádio Geice.
“Senti-me muito feliz por ter aparecido o dono. Pode não acreditar mas não tive sequer a tentação de ficar com a caixinha. Era muito dinheiro. Não contei mas estava lá escrito o valor. Já encontrei algumas moedas que naturalmente guardei. Estou em paz, com a sensação de dever cumprido e muito feliz por ter entregue a caixinha ao dono”, declarou.
Fotos: Rádio Geice FM /DR