A fachada da igreja de São Domingos, vai ser restaurada, a partir de outubro, e durante oito meses, num investimento de mais de 150 mil euros. O programa de conservação e restauro é apresentado, hoje, numa sessão que conta com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, do diretor regional da Cultura do Norte e do pároco de Monserrate.
A intervenção, “envolve-se em grande complexidade devido ao mau estado de conservação do granito da fachada, nomeadamente na parte inferior, onde é visível o forte decaimento”.
“São detetadas macroscopicamente extensas áreas de intervenções anteriores, denotando a necessidade, ao longo dos tempos, de sucessivas tentativas de atenuar a deterioração galopante do granito”, referiu.
A igreja, classificada como Monumento Nacional, integra o antigo convento de Santa Cruz depois designado de São Domingos, tal como a igreja, mandado construir por Frei Bartolomeu dos Mártires. Foi naquele convento que o beato morreu a 16 de julho de 1590 e onde se encontra sepultado.
A intervenção de conservação e restauro que vai iniciar-se em outubro tem, “como objetivo o restabelecimento da integridade física, histórica e estética do conjunto e compreende o tratamento do granito da fachada principal da igreja, o tratamento do pavimento em granito do adro, a conservação da porta de madeira, a substituição dos vãos de madeira, a aplicação de sistema electroestático para afugentamento de aves, reposição de pedra nova (em caso de necessidade), trabalhos estruturais e tratamento dos rebocos”.