FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Out 2019

Foi inaugurado primeiro albergue do Caminho Braga – Santiago de Compostela

O primeiro albergue do Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros, foi inaugurado […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O primeiro albergue do Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros, foi inaugurado no sábado, na antiga escola primária de Caldelas, no concelho de Amares.

A obra, iniciada em março deste ano, corresponde a um investimento de 20 mil euros, metade suportados pela União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, e o restante pela Câmara de Amares.

No espaço que serviu de refeitório e balneário à antiga escola primária nasceu o Albergue de Santiago de Caldelas, composto por balneários (masculino e feminino), 16 camas em oito beliches e uma área para refeições. Os peregrinos pagam cinco euros pelo uso das instalações.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, destacou, durante a cerimónia de inauguração, o trabalho da união de freguesias na criação de um espaço com “ótimas condições”, frisando que, “para além de servir os peregrinos, é também de extrema importância para a economia do concelho. As pessoas ficam e isso é bom”.

O presidente de União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, apelou aos responsáveis de outros concelhos atravessados por este itinerário que desenvolvam projetos semelhantes, por exemplo “em Terras de Bouro (Covelas e Campo) e nos concelhos galegos”.

Para José Manuel Almeida, o albergue também “é importante porque contribui para desenvolver uma nova área turística e uma potencialidade do concelho, como é o Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros”.

O albergue está equipado com uma pequena cozinha, frigorífico, louça de cozinha, um espaço para refeições e duas casas de banho com chuveiros, além, naturalmente, da camarata.

Está localizado no centro de Caldelas, por trás da sede da junta de freguesia, no logradouro do espaço, num edifício destacado e independente, construído nos anos noventa do século passado, que servia de refeitório à escola primária.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts