Jorge Nuno Sá, cabeça de lista do Partido Aliança pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo às legislativas de 6 de outubro, foi para a porta do auditório onde se realizou um debate promovido pela CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho, protestar por não ter sido convidado a participar na iniciativa.
Em declarações à Rádio Geice, o candidato do partido presidido por Pedro Santana Lopes, explicou que “o Aliança esteve ontem em protesto porque acredita na Democracia. Das diferentes ideologias, projectos e protagonistas gera-se a dialética que permitiu ao longo de anos e anos o avanço da sociedade. Não aceitamos a exclusão e absoluto silêncio sobre os novos partidos!
Gostávamos de confrontar as diferentes candidaturas com as suas próprias contradições.
Saber por exemplo as suas posições clara sobre a exploração do Litio na nossa região. Porque dizem uma coisa em Viana e outra em Lisboa e Bruxelas.
Queríamos confronta-los nas diversas contradições sobre as Portagens na A28, e o pórtico do Neiva, fazendo a pergunta simples se todos estão de acordo, como é que o Pórtico ainda lá está?
Dizem que defendem a região dois meses a cada 4 anos, porque o difícil é depois escapar às ordens do directório partidário.
Estás e outras contradições que gostávamos de poder confrontar. Mas para isso era preciso lá estarmos”, explicou Jorge Nuno Sá.
O candidato do Aliança realçou ainda “a solidariedade manifestada à entrada pela CDU e Bloco de Esquerda, no entanto nenhum partido demonstrou qualquer objecção em participar em debates só para alguns”, sustentou.
O debate realizado no Auditório da Sede da Caixa de Crédito Agrícola, em Viana do do Castelo, contou com a participação dos candidatos dos principais partidos concorrentes pelo Alto Minho. Marcaram presença, Tiago Brandão Rodrigues (PS), Jorge Mendes (PSD), Luís Louro (BE), Jorge Machado (CDU) e Anacoreta Correia (CDS).
Ricardo Arieira do PAN também foi convidado, mas segundo a organização “nem respondeu ao convite”.