Com a requalificação e ampliação da Ponte Internacional Monção – Salvaterra de Miño como único ponto na agenda, realizou-se, na passada segunda-feira, uma reunião de trabalho entre o Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo, e a Conselheira de Infraestruturas e Mobilidade da Junta da Galiza, Ethel Vazquez.
O encontro, realizado no Porto, contou ainda com a presença do diretor da Agência Galega de Infraestruturas, Francisco Menéndez, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e da Alcaldesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcárcel.
O resultado foi extremamente positivo, ficando decidido iniciar-se o processo para a efetivação de um convénio internacional direcionado para a requalificação e ampliação da ponte internacional sobre o rio Minho, incorporando-se um tabuleiro para bicicletas.
De acordo com o trabalho técnico já efetuado, estima-se que os trabalhos de requalificação estrutural ascendam a 700 mil euros, cujo financiamento será repartido pelos dois países. Paralelamente, será projetada a ampliação da travessia, incluindo tabuleiro para bicicletas, unindo as ecopistas existentes nas duas margens.
Para António Barbosa, a reunião não podia ter corrido melhor: “assistiu-se a uma convergência de opiniões entre os responsáveis dos dois organismos que registo com enorme agrado. A intervenção é absolutamente necessária dada a acentuada afluência de veículos nos dois sentidos. O alargamento garante maior segurança aos ciclistas e potencia as vias verdes existentes nas duas localidades que, desta forma, passam a ficar unidas”
A Ponte Internacional Monção – Salvaterra de Miño, batizada com os nomes dos poetas João Verde e Amador Saavedra, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995, comemorando, no próximo ano, as bodas de prata. Segundo os últimos dados, a ponte é atravessada, diariamente, por mais de 9 mil veículos. Esta manhã, a televisão de Galiza esteve em Monção para recolher depoimentos sobre a importância deste investimento para a Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño.