FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Nov 2019

Viana do Castelo assinalou aniversário do Armistício da I Guerra Mundial

Viana do Castelo assinalou o 101º aniversário do Armistício. As celebrações, promovidas em conjunto com o Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Viana do Castelo assinalou o 101º aniversário do Armistício. As celebrações, promovidas em conjunto com o Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, aconteceram no Largo 9 de abril, topónimo que presta homenagem à participação portuguesa na I Grande Guerra.

Recorde-se que a 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e o Império Alemão, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, marcando o fim simbólico da I Guerra Mundial.

O armistício de 11 de novembro de 1918 marcou para sempre a rendição da Alemanha e o fim da I Guerra Mundial, que começou a 1 de agosto de 1914. Assinado por todos os beligerantes, era assim suspensa a guerra e confirmada a vitória dos Aliados (franceses, ingleses e americanos) sob a Alemanha.

O local da reunião, que durou três dias, manteve-se secreto: só algumas fotografias e desenhos atestam o encontro. Com a assinatura do armistício entre as delegações beligerantes, chegaram ao fim quatro anos e três meses de hostilidades.

O armistício entrou oficialmente em vigor às 11 horas – a décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918.

José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcou presença na cerimónia realizada na capital do Alto Minho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts