FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rui Gonçalves 29 Nov 2019

Viana do Castelo garante 95% de cobertura de fibra ótica com novo investimento da Altice Portugal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Altice Portugal assinaram protocolos de colaboração para o reforço do investimento em infraestruturação de fibra ótica e que vão permitir atingir, já nos próximos meses, 95% de cobertura em todo o concelho.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o Presidente da Câmara Municipal assumiu que é fundamental existirem boas infraestruturas tecnológicas de suporte, assegurando que a vinda de muitas empresas, nos últimos anos, para Viana do Castelo, se deve à boa conetividade do Município, seja em termos de acessos, de proximidade a aeroportos ou à existência de fibra ótica.

“É um investimento fundamental para a coesão territorial. É um sinal claro que se dá os territórios mais afastados das grandes metrópoles de que têm as mesmas condições tecnológicas para se poderem desenvolver e assumir as suas responsabilidades no interesse coletivo de desenvolvimento harmonioso do país”, assumiu José Maria Costa, considerando que este investimento da Altice Portugal “é vital para os setores comerciais, tecnológicos e industriais”.

“É aqui, em Viana do Castelo, que se fazem muitas coisas de qualidade para toda a Europa e, por isso, precisamos de ter boa conetividade”, destacou o autarca, assegurando que o Município tem registado uma trajetória de crescimento que é duas vezes superior ao da região Norte, sendo atualmente o 16.º município mais exportador do país, representando já 1,5% das exportações portuguesas.

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, mostrou-se satisfeito por poder contribuir para “o progresso e para o crescimento de Viana do Castelo”, garantindo que “o futuro é digital”. O responsável frisou que as redes de fibra ótica são fundamentais para a competitividade do país e que este avultado investimento da empresa vai permitir à capital do Alto Minho colocar-se “na linha da frente dos municípios com mais cobertura de fibra ótica a nível nacional”.

Refira-se que a Altice Portugal vai investir, até dezembro de 2020, cerca de 15 milhões de euros em mais de 100 mil quilómetros de fibra ótica em cinco concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts