No total, vão ser atribuídos 20 mil euros para apoiar os projectos vencedores, que contribuam para a economia circular e para a sustentabilidade ambiental. A iniciativa destina-se a instituições de ensino superior e de investigação – alunos ou investigadores – ao sector empresarial, a associações de desenvolvimento, a instituições sociais, à comunidade artística e a outras entidades e particulares.
Os interessados podem concorrer a cinco categorias: Arte Electrão; Contentorização Electrão; Valorização Electrão; Digital Electrão e Mobilização Electrão. As candidaturas podem ser submetidas até dia 15 de maio de 2020, através do preenchimento de um formulário no site da iniciativa: www.academiaelectrao.pt.
Os projectos a concurso vão ser avaliados por um júri multidisciplinar, constituído por Graça Martinho, Professora Agregada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa; Fernanda Margarido, Professora Associada do Instituto Superior Técnico; Jorge Delgado, Especialista em Tecnologias da Informação; e Vera Norte, Fundadora e Partner da Communicatorium.
Na primeira edição da “Academia Electrão” foram distribuídos 18 mil euros aos seis projetos vencedores beneficiando universidades, empresas e cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de projectos como o Lix´Arte-Pequenos Pedaços, EcoApp, ReciclArte, Eco-Compact, Zouri, e Esticar +.
Sobre o Electrão:
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: equipamentos elétricos, pilhas e embalagens. Gere uma rede de cerca de 4000 locais de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usados.