Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, “é fundamental que o investimento público possa ir de encontro àquilo que são as necessidades das nossas populações nas várias áreas do nosso desenvolvimento. (…) As prioridades [do Município] não são apenas a regeneração urbana, o apoio social, não apenas a educação, o apoio ao empreendedorismo, a valorização dos nossos recursos, mas sim o conjugar dessas políticas de desenvolvimento em várias áreas, o que faz com que Ponte de Lima hoje seja uma referência nacional”, afirmou.
Segundo o autarca, “o Município fez [no local] um investimento que correspondeu à totalidade do custo da obra, na ordem dos 133 mil euros do orçamento municipal”.
A obra incluiu a pavimentação do local, no sentido de ordenar a circulação e o estacionamento automóvel, a repavimentação do acesso à Igreja e a execução de uma escada, a redefinição dos acessos locais, bem como a beneficiação da rede de drenagem de águas pluviais, instalações sanitárias, e a iluminação pública.
Seguro de que o Município está a “a trilhar um caminho que começa a ter resultados concretos”, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima explicou que esta foi a 1ª Fase, de um conjunto de três, no que diz respeito à reabilitação do Centro Cívico da Freguesia da Correlhã.
Segundo o edil Limiano, o Município está a “trabalhar do ponto de vista da requalificação urbanística, paisagística e do ordenamento de estacionamento, na envolvente à Igreja Paroquial da Correlhã, onde também funciona o Centro Social e Paroquial”, projeto este, já em “fase de medições e orçamentação”.
Projetando o futuro, o autarca revela ainda planos para “elaborar um outro projeto que constituirá a terceira fase da requalificação urbana” da Freguesia, sendo esta incidente sob o “acesso e a envolvente à escola eb2-3 da Correlhã”, visando a “melhoria das condições do ponto de vista do estacionamento, numa zona onde existe uma grande pressão resultante das infraestruturas, (…) [tais como] o Campo Municipal Desportivo da Correlhã”.
Mencionando o forte envolvimento das forças locais da freguesia, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima concluiu a sua intervenção.
Por sua vez, Fátima Oliveira, a Presidente da Junta de Freguesia da Correlhã, mostrou-se satisfeita com a consecução desta obra “obra ansiada pela população”, falando nesta como uma “reabilitação conseguida com muito boa vontade, e com muito diálogo”.
Também o Sr. Padre José Vilar, pároco da aldeia esteve presente, para uma bênção deste espaço “para usufruto da população” que almeja ver utilizado “com valores de civismo”.