FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Dez 2019

Escola da Noite apresenta em Viana do Castelo “Desmesura” de Hélia Correia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Escola da Noite apresenta em Viana do Castelo, Desmesura, de Hélia Correia, no dia 21 de dezembro, às 21h30, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

“Desmesura – exercício com Medeia”, escrita em 2006 a partir da tragédia de Eurípides, insere-se na linha de revisitação dos textos clássicos seguida pela autora, na sequência de “Perdição – exercício sobre Antígona” (1988) e “O Rancor – exercício sobre Helena” (2000).

Hélia Correia elimina nesta peça algumas personagens da tragédia original e acrescenta outras, mulheres. A acção situa-se num espaço que tradicionalmente lhes está destinado – a cozinha – e são personagens habitualmente sem voz – escravas – que confrontam a protagonista e o seu amor desmesurado, o seu ciúme, a sua reacção violenta à traição de Jasão. Para além de uma reflexão sobre a força avassaladora e incontrolável do amor e da sua proximidade à loucura, “Desmesura” é também um belíssimo poema sobre viagens forçadas, exílios, escravidão, sobre o peso dos juramentos, sobre o poder das línguas e da linguagem, sobre a importância das palavras.

Encenação Igor Lebreaud, Jarbas Bittencourt e Sofia Lobo, interpretação Ana Teresa Santos, Daniela Marques, Igor Lebreaud, Lucília Raimundo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo, espaço cénico Carlos Júlio e Sofia Lobo, direção musical Jarbas Bittencourt, figurinos Ana Rosa Assunção, música original e espaço sonoro Jarbas Bittencourt e Zé Diogo, desenho de luz Danilo Pinto e adereços Ana Rosa Assunção e Carlos Júlio, sendo o espetáculo classificado para maiores de 12 anos.

No final acontece o habitual Digestivo, ou seja, uma conversa entre atores e público.

O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts