FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Dez 2019

Grupo Etnográfico de Areosa vai apresentar novo CD com mega espectáculo no Centro Cultural

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Grupo Etnográfico de Areosa apresentou, este sábado, no Museu do Traje em Viana do Castelo o seu mais recente projeto: “Grupo Etnográfico de Areosa, A Várias Vozes”. Trata-se de um novo CD que se encontra em fase de finalização e que inclui 21 temas interpretados pelo GEA desde a sua fundação, em 1966, e uma canção original.

Para além dos músicos do Etnográfico de Areosa, este projeto integra vários convidados especiais, tendo estado presentes, neste primeiro momento de divulgação, Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário e Pi d’Areosa. Na cerimónia marcaram também presença os artistas plásticos João Gigante e Hugo Soares e as designers Helena Soares e Sara Costa, que irão “vestir” o CD com as suas criações.

A sua apresentação ao vivo, com todos os participantes, terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, a 13 de março de 2020, às 22h00.

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), fundado em 1966, continua a demonstrar uma notável vontade de salvaguardar o património cultural de expressão artística que tanto identifica a comunidade vianense.

Ao longo de mais de meio século de existência, tem vindo a fazer um trabalho de divulgação desse mesmo património, não só através dos muitos espetáculos em Portugal e no estrangeiro, como também junto de músicos, bailarinos, escritores, museólogos, artesãos, fotógrafos, designers, historiadores, artistas gráficos, cineastas e atores profissionais, no sentido de potenciar o cruzamento entre as várias áreas no âmbito da preservação da cultura popular.

De alguns destes cruzamentos, resulta o seu último projeto de preservação e divulgação: “Grupo Etnográfico de Areosa, A Várias Vozes”. Neste novo CD, o GEA volta a valorizar o património cultural local que nos torna únicos aos olhos do mundo globalizado.

O projeto integra cerca de 50 músicos, tais como: o maestro Vítor Lima, Rafaela Alves e Diana Leitão dos Contraponto, a soprano Tânia Esteves e a fadista Elsa Gomes, mas também uma nova geração de músicos profissionais que engrandecem a cultura popular e as tradições portuguesas recuperando-as e trazendo-as para a atualidade, entre eles: Celina da Piedade, Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário, Pi d’Areosa dos Sons do Minho e Ana Santos.

Para além destes, o CD inclui atuais e antigos componentes do Etnográfico de Areosa, assim como alguns dos seus amigos de sempre: Júlio Viana, da Orquestra Sopro de Cordas; João Gigante, do projeto PHOLE; Dario Rocha; a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Fabíola Carneiro.

Neste CD são apresentados 21 temas interpretados pelo GEA desde a sua fundação, mas também “Rosa Tirana”, uma canção original composta pelo maestro José Pedro com letra de José Fernandes.

Este projeto integra, ainda, o trabalho dos artistas plásticos João Gigante e Hugo Soares e das designers Helena Soares e Sara Costa, que “vestem” o CD com as suas criações. A produção áudio é de Pedro Alves.

Os instrumentos utilizados são: bandolim, braguesa, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, guitarra baixo, violino, violoncelo, flauta transversal, gaita-de-foles, acordeão, concertina, assim como vários instrumentos de percussão.

Fotos: Ricardo Sousa/DR-GEICE FM

Últimas Noticias

Últimos Podcasts