FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 14 Dez 2019

Grupo Etnográfico de Areosa vai apresentar novo CD com mega espectáculo no Centro Cultural

O Grupo Etnográfico de Areosa apresentou, este sábado, no Museu do Traje em Viana do Castelo o seu mais recente projeto: “Grupo Etnográfico de Areosa, A Várias Vozes”. Trata-se de um novo CD que se encontra em fase de finalização e que inclui 21 temas interpretados pelo GEA desde a sua fundação, em 1966, e uma canção original.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para além dos músicos do Etnográfico de Areosa, este projeto integra vários convidados especiais, tendo estado presentes, neste primeiro momento de divulgação, Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário e Pi d’Areosa. Na cerimónia marcaram também presença os artistas plásticos João Gigante e Hugo Soares e as designers Helena Soares e Sara Costa, que irão “vestir” o CD com as suas criações.

A sua apresentação ao vivo, com todos os participantes, terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, a 13 de março de 2020, às 22h00.

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), fundado em 1966, continua a demonstrar uma notável vontade de salvaguardar o património cultural de expressão artística que tanto identifica a comunidade vianense.

Ao longo de mais de meio século de existência, tem vindo a fazer um trabalho de divulgação desse mesmo património, não só através dos muitos espetáculos em Portugal e no estrangeiro, como também junto de músicos, bailarinos, escritores, museólogos, artesãos, fotógrafos, designers, historiadores, artistas gráficos, cineastas e atores profissionais, no sentido de potenciar o cruzamento entre as várias áreas no âmbito da preservação da cultura popular.

De alguns destes cruzamentos, resulta o seu último projeto de preservação e divulgação: “Grupo Etnográfico de Areosa, A Várias Vozes”. Neste novo CD, o GEA volta a valorizar o património cultural local que nos torna únicos aos olhos do mundo globalizado.

O projeto integra cerca de 50 músicos, tais como: o maestro Vítor Lima, Rafaela Alves e Diana Leitão dos Contraponto, a soprano Tânia Esteves e a fadista Elsa Gomes, mas também uma nova geração de músicos profissionais que engrandecem a cultura popular e as tradições portuguesas recuperando-as e trazendo-as para a atualidade, entre eles: Celina da Piedade, Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário, Pi d’Areosa dos Sons do Minho e Ana Santos.

Para além destes, o CD inclui atuais e antigos componentes do Etnográfico de Areosa, assim como alguns dos seus amigos de sempre: Júlio Viana, da Orquestra Sopro de Cordas; João Gigante, do projeto PHOLE; Dario Rocha; a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Fabíola Carneiro.

Neste CD são apresentados 21 temas interpretados pelo GEA desde a sua fundação, mas também “Rosa Tirana”, uma canção original composta pelo maestro José Pedro com letra de José Fernandes.

Este projeto integra, ainda, o trabalho dos artistas plásticos João Gigante e Hugo Soares e das designers Helena Soares e Sara Costa, que “vestem” o CD com as suas criações. A produção áudio é de Pedro Alves.

Os instrumentos utilizados são: bandolim, braguesa, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, guitarra baixo, violino, violoncelo, flauta transversal, gaita-de-foles, acordeão, concertina, assim como vários instrumentos de percussão.

Fotos: Ricardo Sousa/DR-GEICE FM

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts