Os visitantes e clientes do Mercado Municipal podem já votar naquela que consideram ser a melhor árvore, sendo que existem prémios para os três primeiros classificados. Nesta edição, participam Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, Centro Social e Paroquial de Barroselas – Lar de S. Pedro, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, Centro Paroquial e Social de Subportela, Centro Social e Paroquial de Carreço, Centro Social e Cultural da Meadela, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de S. Sebastião de Chafé, Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Lar de Santa Teresa (Creche e Jardim de infância), Methamorphys – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano, Páginas da Vida, Lda. e Posto de Assistência Social de Alvarães.
O programa “Sénior + Ativo” pretende ajudar os seniores a serem mais dinâmicos, através de iniciativas variadas e de projetos estimulantes física e intelectualmente.
Recorde-se que, em janeiro deste ano, no âmbito do “Sénior + Ativo”, a Câmara Municipal lançou a iniciativa “Música na Terceira Idade”, que pretende proporcionar um estilo de vida saudável junto da população mais idosa. Esta inovação explora os sons do corpo e as histórias que cada um dos participantes tem para partilhar através ou sobre a música.
Neste sentido, todas as semanas, de forma alternada entre dois projetos, o objetivo passa por ter dois grupos em atividades, compostos por cidadãos que individualmente se pretendam inscrever ou grupos pertencentes a IPSS do concelho.
Um dos projetos consiste em sessões de expressão musical/voz e movimento em que o objetivo é através da música redescobrir o corpo, percebendo de que forma o som influencia o movimentar do corpo e as vivências diárias. Tendo a voz como meio privilegiado de expressão, o corpo, os instrumentos e as histórias fazem parte deste projeto, sob uma vertente totalmente prática.
O segundo projeto, denominado histórias da música, tem como objetivo criar um momento de conto de histórias da música do tempo de cada um dos participantes, através de um enquadramento social para haver uma contextualização histórica e dando primazia à expressão artística dos participantes através de exemplos auditivos cantados pelos mesmos ou através de gravações de música da época.
A outra novidade inserida no “Sénior + Ativo” e direcionada para o público em geral consiste na dinamização, todos os meses, de uma sessão prática sobre um tema variado num grupo de freguesias do concelho de Viana do Castelo.