FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Dez 2019

Museu do Traje acolhe a “1ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Museu do Traje acolhe a “1ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”, que está disponível até dia 12 de janeiro de 2020. Numa organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a exposição reúne 33 exemplares de presépios artesanais, feitos com recurso a técnicas e materiais diversos.

No Museu do Traje, e tendo em conta a sua temática popular, optou-se pelos presépios tradicionais portugueses. Assim, além das tradicionais figuras da Sagrada Família (São José, Virgem Maria e o Menino Jesus), dos três Reis Magos (Gaspar, Baltasar e Belchior) e dos pastores, o presépio tradicional português costuma ser elaborado com recurso a materiais naturais, como musgo e variadas figuras em cerâmica (barro).

Tendo como base esta representação mais tradicional, o Museu do Traje associou-se aos artesãos de Viana do Castelo, convidando-os a elaborar um presépio e a colocar em cada um a sua interpretação pessoal, empregando, para o efeito, os materiais que habitualmente utilizam nas suas obras.

No Museu de Artes Decorativas, também até 12 de janeiro, está patente a Exposição “Natividade – Presépios Historiados”. No âmbito da programação de Natal, o museu disponibiliza aos visitantes, no espaço da “Galeria Carolino Ramos”, obras do acervo do artista vianense referentes ao ciclo da natividade, a que se associam obras da mesma temática cedidas pela Paróquia de Monserrate (Igreja de S. Domingos). As obras, concebidas em diversas técnicas e materiais, incluem esculturas em madeira, cerâmica, marfim, pinturas a óleo sobre madeira, óleo sobre tela, relevos em madeira policromada, pintura a têmpera sobre pergaminho e desenhos a tinta-da-china.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts