O edil frisou que a decisão de atribuir o nome de José Natário ao pavilhão municipal foi aprovada por unanimidade tendo em conta que o dirigente era “uma pessoa muito envolvida no mundo do desporto, um apaixonado por hóquei em patins”.
José Maria Costa destacou ainda “a grande doçura, a capacidade de diálogo e a sensibilidade da pessoa”, assegurando que José Natário foi “um exemplo das personalidades que fazem a história de uma cidade”. “Ele foi um homem maior. Por isso, é um grande orgulho para a cidade ter um pavilhão com o seu nome”, vaticinou.
O Presidente da Juventude de Viana e neto do fundador, Rui Natário, garantiu que tentará dar continuidade ao legado do avô. José Enes Natário foi sócio fundador e primeiro presidente da Associação Juventude de Viana. Foi também empresário de renome, com diversos espaços a funcionarem no centro histórico da cidade.
Já José Natário, um dos filhos do fundador, assumiu que o homenageado foi “o pai do hóquei em patins vianense, o impulsionador do hóquei do Minho”. “O meu pai foi um dos homens mais temidos e respeitados da modalidade. Era conhecido como ‘O Chefe’, em qualquer uma das posições que ocupou: como atleta ou como dirigente”, destacou.