FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rui Gonçalves 12 Dez 2019

Viana do Castelo recebe reunião de grupo internacional que quer promover ação climática

Viana do Castelo está a acolher uma reunião internacional do projeto Bridging European and Local Climate Action (BEACON). Recorde-se que a “Ponte entre a ação climática europeia e local” (BEACON, sigla em inglês) é um projeto de promoção da ação climática e de facilitação de uma partilha entre os governos nacionais, bem como os municípios e escolas da Europa.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O objetivo é fortalecer a cooperação bilateral e multilateral e criar uma ambição comum para concretizar o Acordo de Paris. Através de uma aprendizagem conjunta, serviços de consultoria em rede e individualizados, decisores políticos, atores municipais e educadores obtêm habilidades técnicas e capacidades de facilitação de processo que os ajudarão a desenvolver, aperfeiçoar e implementar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

As boas práticas de medidas bem-sucedidas de redução de emissões serão disseminadas com base numa análise de instrumentos nacionais de proteção climática bem-sucedidos em toda a União Europeia, com foco nos edifícios, transportes, pequenas instalações industriais e setores agrícolas.

Além disso, as boas práticas a nível local são identificadas e partilhadas numa rede com reuniões regulares de 34 municípios da República Checa, Roménia, Grécia, Polónia, Portugal e Alemanha. Os municípios participantes recebem, assim, apoio técnico e formações para compreender e adaptar boas práticas e implementá-las com sucesso no seu contexto local.

No ano passado o município de Viana do Castelo foi selecionado pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action, juntamente com 33 municípios da Bulgária, República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. O projeto BEACON vai proporcionar a partilha de experiências e recolha de ensinamentos e boas práticas dos países envolvidos para planear e implementar uma estratégia e/ou medidas de mitigação às alterações climáticas no território de cada município.

De acordo com o memorando de entendimento, a Câmara Municipal vai envolver-se com as organizações que implementam o projeto BEACON para planear em conjunto as atividades programadas e fornecer a informação necessária para uma avaliação de necessidades do município.

Recorde-se que, recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Na cerimónia, o autarca, José Maria Costa, explicou que o processo foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas. A Estratégia Municipal inclui as grandes preocupações de Viana do Castelo no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts