FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 27 Jan 2020

Antoine Launay e Claudia Ferreira eleitos Atletas do Ano na Gala do Desporto de Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a IV Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando, Antoine Launay e Claudia Ferreira como atletas do ano.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Como “Atleta do Ano Masculino”, a Gala distinguiu o luso francês, Antoine Launay do Darque Kaiak Clube, na Canoagem. O atleta garantiu o apuramento Olímpico no Campeonato do Mundo de slalom com o 4º lugar na pista de La Seu d´Urgell, e na ultima época conquistou o 7.º lugar no Campeonato do Mundo de slalom absoluto, foi 8.º na Taça do Mundo de slalom na Eslovénia, venceu a Segre Cup/2019 de slalom em K1 absoluto. foi 1.º na 1ª prova do Open Ibérico Internacional de slalom em K1e C1 absoluto, 3.º na Taça de França de slalom, 5.º no Campeonato nacional de Espanha ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa e Campeão Nacional de slalom K1 Sénior, slalom C1 Sénior. e slalom K1 patrulhas absolutos.

Como “Atleta do Ano Feminina” foi escolhida no Atletismo – Lançamento do Dardo, a jovem vianense Claudia Ferreira, atualmente no Sporting Clube de Portugal.

Na última época, a atleta Internacional portuguesa foi Campeã da Europa por Nações de 1.ª Liga, Vice-campeã de Europa da Taça dos Clubes Campeões Europeus, ficou no 6º lugar no Campeonato Europeu de Sub´23, participou na Taça da Europa de Lançamentos de Inverno Sub´23, é Tetracampeã Nacional de Dardo Sénior, Lançamentos Longos Sénior, Sub´23 e de Clubes, e Campeã Nacional Universitária de Dardo individual e coletiva.

Como “Dirigente do Ano” foi eleito João Zamith, presidente da direção do Surf Clube de Viana.

Nesta quarta edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distinguiu ainda Maria Eugénia Queirós como “Treinador do Ano”. A treinadora da Escola Desportiva de Viana e da Seleção Nacional é professora especializada em Esgrima.

No que toca a “Atleta Revelação do Ano”, em masculinos foi distinguido Gonçalo Neto, no hóquei em patins. O jogador vianense sagrou-se, na época passada, campeão nacional de juniores e de seniores (3ª divisão) ao serviço do Valongo e foi 3.º classificado no Campeonato Europeu de Seleções Sub´20. Neto, cumpre este ano a sua primeira época ao mais alto nível com a camisola principal da Juventude Viana.

Como “Atleta Revelação do Ano Feminina” foi eleita Ester Sotomaior Marques, no Andebol. A jovem vianense internacional de apenas 17 anos, a representar o ABC/UMinho, chegou à Seleção Nacional de Sub´17, foi Campeã Nacional da 2.ª Divisão Sénior Feminina, Campeã Regional de Júnior da Associação de Andebol de Braga, Alcançou o 13.º lugar no Campeonato Europeu de Andebol Feminino de Sub´17, garantido o apuramento para o Europeu de Sub´19 a disputar na época 2020/2021. A jovem atleta foi representada pelo Pai.

Como “Equipa do Ano” o júri distinguiu a equipa sénior de hóquei em patins da Juventude Viana, que mantém uma regular participação no campeonato nacional da 1.ª Divisão e nas competições europeias.

A Equipa permanece na divisão da elite nacional da modalidade desde da época 2013/2014, assegurando a sua subida para a 1.ª divisão, através do seu título de Campão Nacional da 2.ª Divisão de 2012/2013.

Na época passada chegou aos quartos-de-final da Taça de Portugal e atingiu os oitavos de final da Taça WS Europe, sendo eliminado pela equipa espanhola Voltregá.

O Centro de Atletismo de Mazarefes, foi galardoada na noite de gala com o prémio Associação Desportiva / Clube do Ano, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. A coletividade de Mazarefes é a mais antiga do Concelho de Viana do Castelo na promoção e prática do Atletismo.
Os seus atletas competem em todos os escalões etários no âmbito distrital, nacional e internacional, em provas de pista, estrada, crosse e trail.

O trabalho levado a cabo pelo C.A.M. já foi reconhecido em anos anteriores por parte do IPDJ como o melhor clube de formação do Alto Minho, bem como pela Autarquia como Instituição de Mérito.

Estes foram os elementos do júri, presididos por Vítor Lemos, Vereador do Desporto da Câmara de Viana.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts